fechar

Tecno Curioso

O que é o Whatsapp?

por: Grasiel Felipe Grasel em O que é?
na data: 19/07/2013 | 14:04

Você é daquelas pessoas que não vive sem celular? Que vive digitando textos, mensagens e recebendo ligações das mais diferentes pessoas? Bem, existem inúmeros aplicativos hoje que facilitam bastante o seu relacionamento com seu smartphone.

Para enviar e receber mensagens SMS existe um aplicativo em especial que está fazendo sucesso e promete facilitar a sua vida (e seu bolso): o Whatsapp.

O Whatsapp é um app para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia, não sendo necessário possuir o mesmo aparelho para poder trocar mensagens. Por exemplo, um usuário de Android pode tranqüilamente trocar SMS com uma pessoa que possui um iPhone. Muito prático! Para isso, requer que as pessoas estejam conectadas na internet, seja através de uma conexão Wi-Fi ou 3G.

Só para se ter uma idéia da repercussão do aplicativo, o jornal internacional de negócios Financial Times, com sede no Reino Unido, disse que o Whatsapp está fazendo para as mensagens SMS o mesmo que o Skype faz para chamadas internacionais em relefones fixos!

A definição do Financial Times não parece ser exagerada. Quando falamos do número de mensagens que o app lida por dia ficamos impressionados. Em abril de 2012 o número de mensagens enviadas era de 2 bilhões por dia. Em agosto, ou seja, quatro meses depois, o número subiu para 10 bilhões! Quer mais? No último dia do ano, o aplicativo alcançou o recorde de 18 bilhões de mensagens. Insano!

Recursos

O Whatsapp oferece uma série de recursos que supera o envio simples de mensagens SMS. Confira alguns deles:

  • Visual limpo e fácil de usar;
  • Mensagens em grupo;
  • Envio de vídeos, imagens e sons;
  • Permite geolocalização.

Polêmica

No começo deste ano o aplicativo se envolveu em uma polêmica. Autoridades do Canadá e da Holanda acusaram o Whatsapp de violar a privacidade de usuários que utilizam o app.

Segundo os órgãos responsáveis pela proteção da informação nesses dois Países, que realizaram uma investigação conjunta, o usuário só pode usar o aplicativo caso autorize o acesso do mesmo à sua agenda de endereços. Assim, os números são enviados ao Whatsapp, que identifica quem da sua lista também possui o app.

Após ter feito esse procedimento, o aplicativo mantém os números, o que vai contra as leis canadenses e holandesas. Somente o iPhone estaria livre desse risco, pois podem adicionar manualmente os contatos e evitar a coleta automática de dados.

Não bastasse essa acusação, as autoridades ainda afirmaram que as mensagens que eram enviadas através do aplicativo não sofriam qualquer tipo de criptografia e poderiam ser interceptadas oficialmente.

Precisa Pagar?

Por enquanto ainda é possível baixar e usar o Whatsapp de graça (exceto no iPhone, onde é necessário pagar uma taxa de US$ 0,99). Por enquanto.

Nessa semana foi anunciado que o aplicativo começará a cobrar uma anuidade, possivelmente de US$ 1, sendo que o primeiro ano poderá ser gratuito. A cobrança, porém, seria somente para as novas pessoas. Usuários antigos poderão continuar desfrutando do aplicativo de graça.

Ainda não há data prevista para o começo das cobranças, mas segundo o presidente-executivo do serviço, Jan Koum, deverá ser ainda em 2013.

Leia o próximo post sobre: O que é? »


Comentários