fechar

Tecno Curioso

O que é Instagram?

por: Grasiel Felipe Grasel em O que é?
na data: 03/01/2014 | 08:52

Você, que é usuário do Facebook ou Twitter, com certeza já viu alguma imagem compartilhada por um amigo oriunda do aplicativo Instagram. Mas, o que é Instagram? Como surgiu esta rede social e qual a sua influência em relação as demais? Ele está disponível para todos os usuários? São tantas dúvidas que cercam este aplicativo que vamos saná-las neste artigo.

O Instagram é um aplicativo em forma de rede social que possibilita o usuário a compartilhar imagens e pequenos vídeos com total interação com as demais redes, Facebook, Foursquare, Tumblr e Twitter. Lançado em 6 de outubro de 2010 pelos empresários Kevin Systrom e Yosyp Shvab, este meio de compartilhamento se tornou uma febre entre os amantes de redes sociais, muitas vezes utilizado em conjunto ou substituindo o já badalado Facebook. Através dele, os usuários passaram a compartilhar sua vida com amigos por meio de imagens, utilizando somente seu smartphone, o que tornou desta prática mais acessível e fácil.

Possuindo uma plataforma totalmente gratuita e disponível para download na Apple Store e Google Play, o Instagram inicialmente foi criado somente para o sistema iOS, aumentando posteriormente sua compatibilidade com Android e, atualmente, chegando ao sistema Windows Phone 8. Além disso, o usuário pode visualizar seu perfil através do PC convencional, porém, a criação de contas e compartilhamento das imagens só podem ser realizadas mediante o aplicativo instalado nos smartphones. Sua praticidade é tanta que, em setembro de 2011, um mês antes de completar seu primeiro ano de funcionamento, o aplicativo já tinha atingido cerca de dez milhões de usuários, isto tudo contando com uma equipe de até então seis funcionários. Já, em fevereiro de 2013, este alcançou o número de 100 milhões de utilizadores espalhados pelo mundo todo.

 

Adquirida pelo Facebook

Sua abrangência e popularidade era tanta que o Facebook não poderia deixar escapá-la, foi onde que, em abril de 2012, adquiriu os direitos do Instagram por um valor aproximado de 1 bilhão de dólares. Após esta aquisição, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, passou a atualizá-lo e melhorá-lo constantemente, aumentando sua interação com os 'likes' e compartilhamentos simultâneos.

Hoje, após todas as modificações e atualizações sofridas, o Instagram apresenta uma ampla gama de efeitos inovadores para serem acrescidos as imagens, melhora na configuração de ângulos e, a partir de junho do ano passado, a possibilidade de colocação de vídeos de até 15 segundos, o que passou a representar sua mais nova melhoria. Estas constantes alterações, por exemplo, acabaram por gerar uma série de polêmicas envolvendo algumas funcionalidades, como com o ocorrido em dezembro de 2012, onde o Instagram modificou seu contrato de adesão, podendo vender imagens de seus usuários para fins comerciais, o que acarretou numa diminuição considerável de seu público.

 

O Instagram mostrou-se, contudo, como um ótimo aplicativo para quem gosta de compartilhar imagens e atos cotidianos de maneira prática, rápida e podendo adicionar efeitos e realizar retoques nestas imagens diretamente da ferramenta, além de possuir uma total interação com outras redes sociais. No que diz respeito as polêmicas citadas, sabe-se que as mesmas já foram resolvidas, alavancando ainda mais o número de usuários. Algo que deixava a desejar neste aplicativo, portanto, era a questão de sua compatibilidade com os sistemas operacionais de smartphones, no entanto, mesmo com sua plataforma já lançada para Windows Phone 8, fez com que os usuários das versões anteriores deste sistema não pudessem ter acesso a esta rede. Enfim, estas são questões que, com o tempo, vão sendo melhoradas por seus desenvolvedores.

Leia o próximo post sobre: O que é? »




Comentários